12 de outubro de 2013

Uma entrevista com Rick Riordan

Rick Riordan foi recentemente entrevistado pela Chapter 16 sobre seu trabalho.

As perguntas foram sobre seu modo de escrever, sua nova série de Mitos Nórdicos, o livro que Percy narra os mitos gregos, etc.

Leia a nossa tradução (com todos os créditos para a Chapter 16)!



Chapter 16: Você se destaca na criação de personagens complexos e reconhecidos que encaram inseguranças típicas de adolescentes e dúvidas sobre eles mesmos tirando o fato de serem semideuses. Na verdade, eles muitas vezes são capazes de transformar suas supostas fraquezas em pontos fortes que acabam salvando-os. Houve algo em particular em sua própria infância - ou em seus anos de professor - que o preparou para que você escrevesse personagens tão bem arredondados? 

Riordan: Eu tento imaginar meus personagens como estudantes de minha própria sala de aula. Eu ensinei por muitos anos, então eu imagino que não seja tão difícil para mim criar jovens personagens com pontos fortes e fracos. Sempre que eu escrevo uma história, eu me inspiro em minha experiencia  em sala, e me imagino lendo-a para um grupo de estudantes do ensino fundamental. Isso me mantém firme, porque jovens leitoes são um público difícil. Eles querem humor. Eles querem uma história marcante. Mas a maioria quer personagens que pareçam reais, que estejam passando por coisas que pareçam relevantes para o leitor -  mesmo se o livro for uma fantasia.
Chapter 16: Fora a proliferação dos deuses e deusas antigos por meio do seus livros, você também borrifa ironia e extravagâncias do mundo atual em suas páginas - como imaginar que Amazom.com é realmente comandada por amazonas de verdade, por exemplo. Os jovens leitores apreciam esse tipo de humor, ou você inclui esse tipo de referências mais para o seu próprio divertimento e o dos muitos fãs adultos?


Riordan: É claro que eu tento entreter a mim mesmo, mas é tudo pelas crianças. Eu acho que elas acham esse tipo de coisa engraçado. Pelo menos é isso que elas me contam! Crianças são observadores experientes da cultura moderna. Elas vêm mais do que os adultos dão créditos. Quando eu penso em humor nos meus livros, eu sempre penso no desenho animado do Perna Longa, que eu gostava quando criança. Esses desenhos têm um humor muito sifisticado, com várias referências à cultura contemporânea, e ainda assim não havia preocupação com o material que as crianças teriam acesso. O humor podia ser aproveitado por um número de diferentes audiências. Isso é mais ou menos o que eu procuro.

Chapter 16: A série Crôniacas dos Kane segue Carter Kane em uma jornada no mundo da Egiptologia, enquanto Percy Jackson e os Olimpianos, assim como Os Heróis do Olimpo, consideram as mitologias grega e romana. Segundo o que está na mídia, sua próxima série e seus personagens girarão em torno da mitologia nórdica, uma cultura que é com certeza menos familiar para o público americano. Está sendo mais desafiador criar aventuras heroicas nesse mundo?

Riordan:Mitologia Nórdica, eu acho, é na verdade mais conhecida e menos desafiadora para escrever sobre do que Antigo Egito. Eu não antecipo problemas com relação a isso. Mesmo quando eu comecei a escrever pela primeira vez sobre mitos gregos, adultos falavam: "Ah, será que vai funcionar? As crianças não conhecem essas histórias muito bem, conhecem? Elas não são mais ensinadas na escola." Na  verdade, as crianças devoram a mitologia. Diferentemente dos adultos, as crianças não têm problema em decorar o nome de todos os deuses e monstros. O desafio com os mitos nórdicos será fazer uma nova abordagem que será diferente, por exemplo, de Thor, o super herói da Marvel, ou do mundo Nórdico como é interpretado por J.R.R. Tolkien em Senhor dos Anéis. Eu estou ansioso para trazer os mitos nórdicos para o mundo moderno do meu próprio jeito.


Chapter 16: Em mais um toque de capricho, um personagem em A Marca de Atena reclama sobre o livro encadernado, preferindo o "toque elegante" do tradicional pergaminho e seu "cheiro de pele de carneiro". Apesar de algumas oposições que você pode ter sobre a mudança na tecnologia, você recentemente lançou um pequeno conto em e-book, O Filho de Sobek, em que Percy Jackson encontra Carter Kane. Ele passou semanas na lista dos mais vendidos para Ensino Fudamental II no The New York Times. Qual  é sua opinião sobre o papel dos e-books na cultura literária, especialmente para o gênero jovem-adulto? Algum plano para continuar a parceria Carter e Percy em futuras aventuras?


Riordan: Eu não tenho tanto carinho por livros físicos. Eu curto ler livros eletronicamente e eu leio cerca de noventa por cento dos livros em e-readers agora. Eu gosto livro físicos também, claro. Especialmente para jovens leitores, eu acho que eles serão a opção mais acessível por muitos anos ainda, mas eu não sou um que lamentará a morte do livro impresso, assim como sinto falta da minha velha máquina de escrever do ensino médio. Com relação à mais aventuras de Carter e Percy, eu realmente gostei de ter misturado seus mundos, e eu tenho sim alguns planos para futuras pequenas aventuras. O problema em fazer um livro do tamanho normal em crossover é somente o tempo. Eu tenho tantos outros prazos a manter!

Chapter 16: Você tem mais de 88.000 seguidores no Facebook e mais de 176.000 no Twitter. Você também tem seu blog popular, "Myth and Mystery", no qual você posta fotos sobre sua casa e família e deixa os fãs atualizados com seus eventos e datas de lançamento dos livros. Você vê esse tipo de envolvimento com a mídia social como algo crucial para autores contemporâneos, ou é apenas algo que você particularmente gosta?


Riordan: Eu realmente acho importante que autores tenham presença online. Autores sempre tiveram a responsabilidade de serem seus próprios diretores de marketing. Com o mundo online, isso é ainda mais crucial. Se você não tem um site na internet,uma conta em alguma rede social, ou algum tipo de identidade online, você basicamente não existe, especialmente para os jovens leitores. Tendo dito isso, eu mantenho minha mídia social porque é divertido para mim, e é um ambiente controlado onde posso interagir com meus fãs quando tenho tempo - um tweet só precisa de alguns segundos, o que posso fazer quando estou dando uma pausa em escrever. É um modo de me manter em contato sem ficar sobrecarregado, como aconteceria comigo se eu tentasse responder pessoalmente cartas e e-mails. O volume de correspondência que eu recebo infelizmente torna isso impossível.

Chapter 16: Percy Jakcson's Greek Gods [o livro, ainda sem título em português, onde Percy narra os mitos gregos de seu ponto de vista] está programado para ser publicado em 2014. No seu blog você o descreveu como "um livro completo que eu espero que seja a tomada moderna mais legível sobre mitologia grega, e também a versão mais completa disponível para jovens leitores." O que fez você decidir dar uma pausa na ficção para produzir essa releitura de não-ficção dos mitos gregos? Os fãs podem esperar esse tipo de volumes para os mitos romanos e nórdicos futuramente? 


Riordan: Eu sempre esperei fazer uma coleção de mitos gregos porque como professor eu sempre tinha problemas em encontrar uma boa para usar nas minhas aulas. As coleções que nós normalmente usamos são um pouco antigas. Minha esperança é que a narrativa sarcástica de Percy Jackson e a sensibilidade moderna trarão relevância e refrescamento dos mitos para as crianças de hoje. Eu adoraria fazer um livro similar para os mitos nórdicos. Nós teremos que ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário