20 de agosto de 2013

Vira Tempo

Nos momentos do Pottermore, há muitos novos conteúdos de J.K.Rowling.


Nós, do Acampamento Bruxo, vamos trazer a tradução deles durante esse mês para vocês, começando pelo ViraTempo.

No Pottermore esse conteúdo pode ser encontrado no livro 3, capítulo 21, momento 1.



O Vira Tempo

Apesar das várias histórias dos trouxas em relação ao assunto, viajar no tempo é possível de um modo bastante limitado mesmo no mundo bruxo. Enquanto o assunto é tratado com muito sigilo - investigações são constantes no Departamento de Mistérios - parece que mágica pode te levar apenas até certo ponto.

De acordo com o professor Saul Croaker, que passou toda sua carreira no Departamento de Mistérios estudando viagens no tempo:

"Até onde chegam nossas investigações, o maior período de tempo que pode ser revivido sem a possibilidade de sérios danos para o viajante ou para a própria história são aproximadamente cinco horas. Nós fomos capazes de "guardar" feitiços de Volta no Tempo, que são instáveis e benéficos em conteúdo, em pequenas ampulhetas encantadas que podem ser usadas ao redor do pescoço de bruxos e bruxos e giradas de acordo com a quantidade de tempo quer o usuário quer reviver.

'Todas as tentativas de viajar no tempo por mais do que algumas horas resultaram e danos catastróficos para a bruxa ou bruxo envolvido. Por muitos anos ninguém percebeu o motivo de viajantes de grande distância nunca sobreviverem à viagem.Todos os experimentos desse tipo foram cancelados em 1899, quando Eloise Mintumble ficou presa por um período de cinco dias no ano de 1402. Agora nós compreendemos que ela envelheceu cinco séculos ao retornar para o presente e, irreparavelmente danificada, ela morreu no Hospital St. Mungus pouco tempo depois de termos conseguido retirá-la do passado. Além disso, esses cinco dias em um passado distante causaram grandes perturbações na vida daqueles que ela conhecera, mudando o curso de suas vidas tão dramaticamente que nada menos que vinte e cinco de seus descendentes desapareceram no presente, tendo 'des-nascido'.

'Finalmente, houveram sinais alarmantes, durante os dias que seguiram à volta de Madame Mintumble, de que o próprio tempo estaria sofrendo: A terça-feira que seguiu sua volta durou dois dias e meio, enquanto a quinta-feira durou apenas quatro horas. O Ministério da Magia teve vários problemas em resolver a situação e, desde então, leis e punições das mais severas foram criadas em relação à esse tipo de viagem."

Até o uso da pequena quantidade de vira-tempos que o Ministério possui é rigidamente cercado por centenas de leis. Mesmo sem consequências tão perigosas como envelhecer quinhentos anos, a revivência de uma única hora pode causar consequências dramáticas e o Ministério da Magia pede as garantias mais rigorosas quando autoriza o uso desses raros e poderosos objetos. Iriam surpreender a maioria das comunidades bruxas saber que Vira Tempos são geralmente usados apenas para resolver problemas triviais de gerenciamento do tempo e nunca para propósitos maiores ou mais importantes, porque, como nos contou Saul Croker, "assim como a mente humana não consegue compreender o tempo, ela também não compreenderia os danos que se seguiriam se nós atrevêssemos a mexer com suas leis".
Todo o estoque de Vira Tempos que o Ministério da Magia possuía foi destruído durante uma guerra no Departamento de Mistérios cerca de três anos depois de Hermione Granger ter sido autorizada a usar um em Hogwarts.


Pensamentos de J.K.Rowling

Eu entrei mais do que superficialmente no assunto viagem no tempo em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Embora eu não me arrependa disso (o Prisioneiro de Azkaban é um dos meus livros preferidos da saga), isso gerou vários problemas para mim, porque afinal, se bruxos podiam voltar no tempo e acabar com seus problemas, o que seria da minha futura trama?

Eu resolvi o problema para minha própria satisfação em partes. Em primeiro lugar, eu dei ênfase ao que Hermione e Dumbledore falavam em relação ao perigo se ser visto no passado, para lembrar o leitor de que poderiam haver consequências perigosas e inesperadas, assim como soluções, em viagens no tempo. Segundo, eu fiz com que Hermione devolvesse o único Vira Tempo que já entrou em Hogwarts. Terceiro, eu destruí todo o estoque de Vira Tempos durante a batalha no Departamento de Mistérios, acabando com a possibilidade de reviver mesmo pequenos períodos de tempo no futuro.

Esse é apenas um exemplo do modo como, ao escrever histórias fantásticas, uma pessoa deve tomar cuidado com o que cria. Pois para cada benefício, costuma ter uma desvantagem.


Espero que tenham gostado campistas :) Semana que vem traduziremos mais algum conteúdo exclusivo de J.K.Rowling para o Pottermore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário