13 de setembro de 2013

Remo Lupin


 Leia o que J.K.Rowling escreveu para o Pottermore sobre Remo João Lupin! (Recomendado para quem já leu toda a saga Harry Potter - contém spoiler)



Pais

Remo Lupin foi o único filho do bruxo Lyall Lupin e sua mulher trouxa Hope Howell.
Lyall Lupin foi um homem muito inteligente, apesar de tímido, que aos trinta anos tornou-se autoridade mundialmente famosa em Aparições Espirituosas Não- Humanas. Isso inclui poltergeists, Bichos-papão e outras criaturas estranhas que, embora às vezes pareçam fantasmas em aparência e comportamento, nunca foram vivas e são misteriosas mesmo para o mundo bruxo.
Em uma viagem investigativa em uma densa floresta, onde um Bicho Papão particularmente perverso estaria supostamente se escondendo, Lyall trombou-se com sua futura esposa. Hope Howell, a linda garota Trouxa que trabalhava em uma asseguradora em Cardiff, estava dando uma caminhada sugerida por médicos no que ela imaginava ser um bosque inocente. Bichos Papões e poltergeists podem ser pressentido por Trouxas, e Hope, uma pessoa particularmente imaginativa e sensível, ficara convencida de que algo estava espiando-a por detrás das árvores. Eventualmente, sua imaginação ficou tão hiperativa que o Bicho Papão assumiu uma forma: a de um homem grande e com cara de mau, avançando em sua direção com um grunhido e com as mãos estendidas na escuridão. Ouvindo seu grito, o jovem Lyall veio correndo através das árvores, fazendo com que a aparição se transformasse em cogumelos com o simples aceno de sua varinha. Hope, assustada, pensara em sua confusão que ele mandara seu futuro atacante embora, e suas primeiras palavras para ela - "Está bem, era só um Bicho Papão" não causaram nenhum efeito nela. Vendo o quão bonita a moça era, Lyall tomou a inteligente decisão de não falar mais sobre o Bicho-Papão, mas concordou que o homem era bem grande e assustador, e única coisa que pareceu sensata à ele foi acompanhar Hope até sua casa para protegê-la.
O jovem casal se apaixonou, e nem mesmo a confissão envergonhada de Lyall, alguns meses depois, de que Hope nunca estivera realmente em perigo, fez com que ela ficasse menos apaixonada por ele. Para a alegria de Lyall, Hope aceitou seu pedido de casamento e atirou-se, entusiasmada, em preparações para o casamento -na cobertura do bolo havia um desenho de um Bicho Papão.
O primeiro e único filho de Lyall e Hope, Remo João, nasceu um ano após o casamento. Menininho saudável e feliz, mostrou cedo sinais de magia e ambos os pais imaginaram que ele seguiria os passos de seu pai, atendendo à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts no devido tempo. 

Mordida

Quando Remo tinha quatro anos de idade, a quantidade de atividades envolvendo magia negra pelo país estava crescendo de modo alarmante. Embora poucos soubessem na época o que estava por trás dos ataques e aparições, a primeira ascensão de Lord Voldemort ao poder estava em progresso e Comensais da Morte estavam recrutando todos os tipos de criaturas das trevas para se juntarem a eles em sua missão de derrubar o Ministério da Magia. O Ministério chamou o serviço de autoridades em criaturas das trevas - mesmo as menores, como Bichos Papões e poltergeists - para ajudar a compreender e conter a ameaça. Lyall Lupin entre esses chamados para se unir ao Departamento de Regulamento e Controle de Criaturas Mágicas, o que ele fez de bom grado. Foi aí que Lyall se viu cara-a-cara com um lobisomem chamado Fenrir Greyback, que fora trazido para interrogatório sobre a morte de duas crianças Trouxas.


O  Registro de Lobisomens quase não era levado à sério. Lobisomens eram tão evitados pela sociedade bruxa que eless geralmente evitavam contato com outras pessoas; eles viviam no que chamavam de "pacotes" e faziam tudo o que podiam para evitar serem registrados. Greyback - Ministério não sabia que ele era um lobisomen - aclamava não ser nada mais que um Trouxa vagabundo que estava extremamente assombrado em se encontrar em uma sala cheia de bruxos, e horrificado com a conversa sobre a pobre criança morta.
A roupa imunda de Greyback a falta se varinha foram o suficiente para convencer os dois cansados e ignorantes membros do comitê de perguntas de que Greyback estava falando a verdade. Mas Lyall Lupin não foi tão facilmente enganado. Ele reconheceu certos sinais na aparência e comportamento de Greyback e disse ao comitê que Greyback deveria ser mantido em detenção até a próxima lua cheia, meramente vinte e quatro horas depois
Greyback permaneceu em silêncio enquanto Lyall era motivo de piada entre seus companheiros do comitê.("Lyall,você entende de Bichos Papões galeses, e é só nisso que você é bom"). Lyall, que geralmente era um homem pacato, começou a ficar bravo. Ele descreveu lobisomens como "desalmados, cruéis, que não mereciam nada se não a morte". O comitê ordenou que Lyall deixasse a sala, o chefe do comitê se desculpou com o Trouxa vagabundo e Greyback foi solto.
O bruxo que acompanhou Greyback para fora do inquérito estava prestes e lançar um feitiço de memória nele, para que ele não se lembrasse de ter estado no Ministério. Mas antes que ele tivesse a chance de fazer isso, ele foi derrotado por Greyback e dois cumplicies que,aguardavam na entrada, e os três lobisomens fugiram.
Greyback não perdeu tempo em compartilhar com seus amigos o modo como Lyall Lupin acabara de os descrever. A vingança deles no bruxo que falara que lobisomens não mereciam nada exceto a morte seria rápida e cruel.
Pouco tempo após o aniversário de cinco anos de Remo Lupin, enquanto ele dormia tranquilamente em sua cama, Fenrir Greyback abriu a janela do quarto do garoto à força e atacou. Lyall chegou ao quarto em tempo de salvar a vida de seu filho, expulsando Greyback de sua casa com um grande número de maldições. Mesmo assim, Remo se tornaria um lobisomem por completo.
Lyall Lupin nunca se perdoou pelas palavras ditas por ele na frente de Greyback no inquérito:"desalmados, cruéis, que não mereciam nada se não a morte". Ele temia que Remo se tornasse violento, mas seu filho continuou a ser o que ele sempre fora - amável e inteligente - exceto durante o período de lua-cheia, quando ele sofria uma transformação excruciante e se tornava um perigo para todos a seu redor. Por muitos anos, Lyall escondeu a verdade sobre o ataque, incluindo a identidade do atacante, de seu filho, temendo as recriminações de Remo.

Infância

Lyall fez tudo o que pôde para encontrar a cura, mas nenhuma poção ou feitiço podia ajudar seu filho. Desde então, a vida da família ficou dominada pela necessidade de esconder a condição de Remo. Eles saíram da cidade para o campo, começando com os rumores do comportamento estranho do garoto. Bruxos e bruxas percebiam o quão estranho Remo ficava quando a lua cheia se aproximava, sem contar seus desaparecimentos mensais. Remo não tinha a autorização de brincar com outras crianças, caso ele deixasse escapar a verdade de sua condição, e apesar de seus amorosos pais, ele era um menino bem solitário.
Enquanto Remo era pequeno, não era difícil contê-lo em suas transformações; um quarto trancado e alguns feitiços de silêncio costumavam bastar. Porém, enquanto ele crescia, o lobo dentro dele também crescia, e quando ele tinha seus dez anos, ele era capaz de derrubar portas e quebrar janelas. Cada vez feitiços mais complicados eram necessários, e ambos Hope e Lyall emagreciam de medo e preocupação. Eles adoravam seu filho, mas eles sabiam que a comunidade deles - já cercada de medos por causa das atividades de magia negra ao redor deles -  não seria compreensiva com um lobisomem incontrolável. A esperança que eles costumavam ter pelo filho parecia estar em ruínas, e Lyall educou Remo em casa, certo de que ele nunca poderia pisar na escola.
Pouco tempo depois do décimo primeiro aniersário de Remo, ninguém meno que Alvo Dumbledore em pessoa, diretor de Hogwarts, apareceu sem convite à porta de Lupin. Perturbados e com medo, Lyall e Hope tentaram impedir sua entrada, mas de algum modo, cinco minutos depois, Dumbledore estava sentado junto a lareira, comendo bolinhos e jogando Bexigas com Remo.
Dumbledore explicou aos Lupins que ele sabia o que acontecera ao filho deles. Greyback andara se gabando do que ele fizera, e Dumbledore tinha espiões entre criaturas das Trevas. Mesmo assim, Dumbledore disse aos Lupins que ele não via razão pelo qual Remo não deveria frequentar a escola, e descreveu os arranjamentos que ele faria para far ao garoto um lugar seguro para o garoto sofrer suas transformações. Devido ao preconceito geral com relação à lobisomens, Dumbledore concordou que para o própria bem de Remo sua condição deveria ser mantida em segredo. Uma vez por mês, ele iria para uma casa segura e confortável no vilarejo de Hogsmead, protegida por muitos feitiços e com uma única entrada subterrânea do castelo de Hogwarts, onde ele se transformaria em paz.
O excitamento de Remo era maior do que nunca. Era seu sonho encontrar outras crianças e ter, pela primeira vez, amigos e pessoas com quem ele poderia brincar.

Escola

Selecionado na casa da Grifinória, Remo Lupin fez amizade rapidamente com dois meninos rebeldes, confiantes e animados, Tiago Potter e Sirius Black. Eles foram atraídos pelo senso de humor tímido de Remo e sua bondade, coisa que eles davam valor, mesmo nem sempre tendo. Remo, que sempre fora oprimido, foi gentil com o pequeno e  um pouco lento Pedro Pettigrew, um colega da Grifinória que Tiago e Sirius não teriam achado digno de sua atenção se não fosse a persuasão de Remo. Logo, esses quatro se tornaram inseparáveis.
Remo funcionava como a consciência desse grupo, mas era uma consciência que às vezes errava. Ele não aprovava o bullying implacável que Severo Snape sofria, mas ele amava tanto Sirius e Tiago, e era tão agradecido pela aceitação deles, que nem sempre ele se colocava contra eles como deveria.
Inevitavelmente, seus três melhores amigos logo ficaram curiosos do por quê de Remo ter de desaparecer uma vez por mês. Convencido pela sua infância solitária que seus amigos o abandonariam se soubessem que ele era um lobisomem, Remo contou mentiras das mais elaboradas sobre o motivo de suas desaparições. Tiago e Sirius adivinharam a verdade em seu segundo ano. Para o espanto e gratidão de Remo, eles não só continuaram sendo seus amigos como bolaram um método engenhoso de tornar seu isolamento mensal mais divertido. Eles também o deram um apelido que o seguiria pelo resto de sua vida escolar: Aluado. Remo terminou sua carreira estudantil como Monitor.

A Ordem da Fênix
Quando os quatro amigo deixaram a escola, a ascensão de Lord Voldemort estava quase completa. A verdadeira resistência a ele estava concentrada na organização secreta chamada Ordem da Fênix, a qual os quatro homens se juntaram.
A morte de Tiago Potter, junto com sua mulher Lilian, pelas mãos de Lord Voldemort, foi um dos momentos mais traumáticos da já perturbada vida de Remo. Seus amigos significavam mais para ele do que outras pessoas, porque ele já há muito aceitara o fato de que a maioria das pessoas o tratariam como alguém para ser evitado, e que não haveria possibilidade para ele de se casar ou ter filhos. Ainda pior, num período de vinte e quatro horas ele perdeu também seus outros dois melhores amigos. Remo estava no norte do país em negócios da Ordem da Fênix quando ouviu as terrível notícia de que um deles havia assassinado o outro, e estava agora em Azkaban, um traidor da Ordem e de Lilian e Tiago.
A queda de Voldemort, uma fonte de júbilo para todo o resto da comunidade bruxa, marcou o começo de um longo trecho de solidão e tristeza para Remo. Ele perdera seus três amigos mais próximos e, com a Ordem dissolvida, seus antigos participantes voltaram à vida ocupada com suas famílias. Sua mãe estava agora morta e, apesar de Lyall, seu pai, ficar maravilhado em vê-lo, Remo recusou-se a por a pacífica existência de seu pai em risco voltando a morar com ele. 
Remo agora vivia uma vida meia-boca, aceitando trabalhos que eram bem abaixo do seu nível de habilidade, sempre sabendo que ele teria de deixá-los antes que seu problema de ficar doente uma vez por mês durante a lua cheia fosse percebido por seus colegas.

A poção Mata-Cão
Um avanço na comunidade bruxa deu a Remo esperança: o descobrimento da poção Mata-Cão. Embora ela não fizesse com que um lobisomem  não perdesse sua forma humana uma vez por mês, ela restringia sua transformação para a de um lobo ordinário e sonolento. O maior medo de Remo sempre foi matar durante suas transformações, quando ele ficava fora de si. 
Mas a poção Mata-Cão era complexa e os ingredientes muito caros. Remo não teria a chance de experimentá-la sem admitir o que era, então continuou sua existência solitária e itinerante.
De volta à Hogwarts
Porém, o velho defeito de Remo voltou a trabalhar. Ele teve sérias suspeitas em relação à um de seus velhos amigos, um fugitivo conhecido, mas não compartilhou isso com ninguém em Hogwarts. Seu desejo desesperado de ser incluído e gostado significava que ele não fora tão corajoso nem tão honesto quanto deveria ter sido.
Mais uma vez, Alvo Dumbledore mudou o curso da vida de Remo Lupin quando conseguiu encontrá-lo em um chalé semi-abandonado e em ruínas em Yorkshire. Encantado em ver o diretor, Remo ficou atônito quando Dumbledore o ofereceu o posto de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Ele só aceitou quando Dumbledore explicou que haveria um estoque ilimitado da Poção Mata-Cão, cortesia do professor de Poções, Severo Snape.
Em Hogwarts, Remo se revelou como um professor talentoso, com um raro conhecimento da matéria e uma compreensão profunda de seus pupilos. Ele foi, como sempre, particularmente atraído pelos oprimidos, e tanto Neville Longbottom quanto Harry Potter se beneficiaram se sua sabedoria e gentileza.
Uma triste combinação de circunstâncias surgiu e resultou na transformação de Remo em um verdadeiro
lobisomem nos terrenos da escola. O ressentimento de Severo Snape, que não diminuíra após o respeito o polidez com os quais Remo agora o tratava, fez com que todos soubessem o que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas realmente era.
Remo se sentiu obrigado a se demitir e partir de Hogwarts mais uma vez.

Casamento

Quando Lord Voldemort se reerguia, a antiga resistência de reagrupou e Remo se viu mais uma vez como parte da Ordem da Fênix.
Desta vez, o grupo incluía uma Auror que era muito jovem para pertencer à Ordem em sua primeira encarnação. Inteligente, corajosa e divertida, Ninfadora Tonks, era a protegidinha de cabelos cor-de-rosa de Alastor "Olho-Tonto" Moody, o Auror mais rígido e grisalho de todos eles.
Remo, tão frequentemente melancólico e sozinho, ficou primeiro entretido, depois impressionado, e então seriamente afetado pela jovem bruxa. Ele nunca se apaixonara antes. Se isso houvesse acontecido em tempos de paz, Remo teria simplesmente se retirado e ido para um novo trabalho, de modo que ele não teria que aguentar a dor de observar Tonks se apaixonar por um bruxo jovem e bonito do departamento dos Aurores, que era o que ele esperava que acontecesse. Porém, eles estavam em guerra; eles dois eram necessários para a Ordem da Fênix, e ninguém sabia o que os dias trariam. Remo sentiu que o justo seria ele permanecer exatamente onde ele estava, mantendo seus sentimentos para ele mas secretamente alegrando-se toda vez que ele era recrutado para alguma missão noturna com Tonks.
Nunca ocorrera a Remo que Tonks retornaria seus sentimentos, pois ele se acostumara a ser considerado sujo e indigno. Uma noite quando eles estavam escondidos do lado de fora da casa de um Comensal da Morte, após um ano de crescente amizade, Tonks fez um comentário despreocupado sobre um de seus companheiros da Ordem ("Ele ainda é muito bonito, não é, mesmo depois de Azkaban?"). Antes que ele pudesse se conter, Remo respondera amargamente que ele achava que ela se apaixonara por seu velho amigo ("Ele sempre conquistara as mulheres"). Com isso, Tonks ficou brava. "Você saberia perfeitamente por quem estou apaixonada, se você não estivesse ocupado demais em se sentir pena de si mesmo para reparar."
A resposta imediata de Remo foi uma felicidade que ele nunca experimentara em sua vida, mas ela se extinguiu quase que em seguida por uma sensação de esmagamento. Ele sempre soubera que não poderia se casar e correr o risco de transmitir sua dolorosa e vergonhosa condição. Então ele pretendeu não ter entendido Tonks, o que não a enganou. Mais esperta que Remo, ela tinha certeza de que ele a amava, mas estava se recusando a admitir. Porém ele evitou outras excursões com ela, e quase não falava com ela, e começou a se voluntariar para as mais perigosas missões. Tonks ficou desesperada e infeliz, convencida não somente de que o homem que ela amava não desejava mais passar o tempo com ela, como também de que ele preferiria morrer do que admitir seus sentimentos.
Ambos Remo e Tonks lutaram contra Lorde Voldemort e seus Comensais no Departamento de Mistérios, uma batalha que resultou na exposição da volta de Lord Voldemort ao público. A perda de seu último amigo de escola durante a batalha não contribuiu em nada para suavizar a crescente atitude auto-destrutiva de Remo. Tonks pôde apenas assistir em desespero quando ele se ofereceu para espionar para a Ordem, vivando com os outros lobisomens para tentar persuadi-los para o lado de Dumbledore. Ao fazer isso, ele estava se expondo às possíveis represálias de Fenrir Greyback, o lobisomem que mudara sua vida para sempre.
Remo ficou cara-a-cara com ambos Greyback e Tonks menos de um ano depois, quando a Ordem lutou contra Comensais da Morte no castelo. Durante essa batalha, Remo perdeu ainda mais uma pessoa que ele amara: Alvo Dumbledore. Dumbledore fora adorado por todos os membros da Ordem da Fênix, mas para Remo ele representava a bondade, tolerância e compreensão que ela não recebera de ninguém no mundo exceto seus pais e três melhores amigos, e ele fora o único homem a oferecê-lo uma posição dentro da sociedade bruxa normal.
Após a guerra sangrenta, inspirada pelo protesto de Fleur Delacour de amor duradouro por Gui Weasley, que fora atacado por Greyback, Tonks fez uma corajosa e pública declaração de seus sentimentos por Remo, que foi forçado a admitir a intensidade de seu amor por ela. Apesar das apreensões contínuas de que ele estaria agindo de forma egoísta, Remo casou-se com Tonks de modo discreto no norte da Escócia, com testemunhas da taverna local. Ele continuava a temer que o estigma preso nele afetasse sua esposa e desejava nenhum alarde em torno da união deles. Ele constantemente se balançou entre a euforia de ter casado com a mulher de seus sonhos e o terror do que ele poderia ter trazido à ambos.

Paternidade

Após poucas semanas de seu casamento, Remo percebeu que Tonks estava grávida e todos os medos que ele tivera haviam tornado realidade. Ele estava convencido de que ele passara sua condição para uma criança inocente e que ele condenara Tonks à uma vida como a de sua mãe, sempre se mudando, incapaz de se estabelecer em um único lugar, tendo que esconder sua cada vez mais violenta criança de vista. Cheio de remorso e recriminação de si mesmo, Remo fugiu, deixando a grávida Tonks, e procurou Harry oferecendo a acompanhá-lo ou qualquer aventura desafiadora que o aguardava.
Para o choque e desprazer de Remo, Harry, aos dezessete anos, não somente rejeitara sua oferta como também se sentira irritado e insultado. Ele disse ao seu ex-professor que ela estava sendo egoísta e irresponsável. Remo responder com uma violência não característica e saiu trovejando da casa, obtendo refúgio em um canto do Caldeirão Furado, onde ele se sentava bebendo e fumando.
Mas após algumas horas de reflexão, Remo foi forçado a aceitar que seu ex-pupilo acabara de ensiná-lo uma lição valiosa. Tiago e Lilian, Remo refletiu, haviam ficado com Harry mesmo na hora de suas próprias mortes. Seus próprios pais, Lyall e Hope, haviam sacrificado sua paz e segurança para manter a família unida. Envergonhado, Remo deixou a hospedaria e voltou para sua esposa, onde ele implorou por seu perdão e assegurou-a que, acontecesse o que acontecesse, ela nunca a deixaria novamente. Até o fim da gravidez de Tonks, Remo recusou missões da Ordem da Fênix e fez sua primeira prioridade cuidar de sua mulher e seu ainda não nascido filho.
O filho de Lupin, Edward Remus ("Teddy") foi nomeado após a recente morte do sogro de Remo. Para o alívio e maravilhamento dos pais, ele não mostrou sinais de licantropia ao nascer, e sim herdara a habilidade de sua mãe de mudar de aparência à vontade. Na noite do nascimento de Teddy, Remo deixou Tonks e seu filho por alguns instantes com sua sogra, para que ele conseguisse encontrar Harry pela primeira vez desde o confronto deles. Então ele pediu que Harry fosse o padrinho de Teddy, sentindo nada a não ser gratidão pela pessoa que o mandara para casa e para a família que lhe rendeu sua maior alegria.
Morte

Tanto Remo quanto Tonks retornaram para Hogwarts para a batalha final contra Voldemort, deixando seu filho pequeno aos cuidados de sua avó. O casal sabia que se Voldemort ganhasse essa batalha, sua família seria com certeza eliminada: ambos eram membros notórios da Ordem da Fênix, Tonks era uma mulher marcada aos olhos de sua tia Comensal da Morte, Bellatrix Lestrange, e o filho eles era o extremo oposto de puro-sangue, tendo muitos parentes trouxas e um traço de lobisomem.
Tendo sobrevivido muitos encontros com Comemsais da Morte e tendo se livrado de muitos apertos brava e habilidosamente, Remo encontrou seu fim nas mãos de Antonio Dolohov, um dos mais antigos, devotados e sádico de todos os Comensais de Voldemort. Remo não estava mais em sua melhor condição de luta quando ele apressou-se a se juntar à luta. Meses de inativação, usando em sua quase que apenas feitiços para proteção, haviam piorado sua capacidade de duelar, e quando ele se viu cara-a-cara com um duelador do nível de Dolohov, agora ainda mais cruel após meses de matança e torturas, suas reações foram muito devagar.

Remo Lupin foi mais tarde homenageado com a Ordem de Merlin, Primeira Classe, o primeiro lobisomem a ganhar tal honra. O exemplo de sua vida e morte alegrou muito o espírito dos lobisomens. Ele nunca foi esquecido por ninguém que o conheceu: um homem corajoso e gentil que fez tudo o que pôde em circunstâncias muito difíceis e que ajudou mais pessoas do que ele percebera.


Pensamentos de J.K. Rowling

Remo Lupin era um de meus personagens favoritos em toda a série Harry Potter. Eu me fiz chorar de novo ao escrever esse texto, porque eu odiei ter matado ele.
A condição de Lupin de licantropo (ser um lobisomem ) foi uma metáfora para aquelas doenças que carregam um estigma, como HIV e AIDs. Todos os tipos de superstições parecem girar em torno de condições que passam pelo sangue, provavelmente devido aos tabus que cercam o próprio sangue. A comunidade bruxa é tão inclinada à histeria como a Trouxa, e o personagem de Lupin me deu a chance de examinar essas atitudes.

O patrono de Remo nunca foi revelado nos livros de Potter, mesmo sendo ele quem ensina a Harry a arte difícil e não usual de produzir um. Ele é, na verdade, um lobo – um lobo ordinário, não um lobisomem. Lobos são orientados pela família e não são agressivos, mas Remo não gosta da forma de seu Patrono, que é um lembrete constante de sua aflição. Tudo que tenha a ver com lobos o enoja, e ele frequentemente produz um patrono não corpóreo deliberadamente, especialmente quando outros estão assistindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário