30 de setembro de 2013

Percy Jackson e as Cantoras de Apolo


 


O Acampamento Bruxo traduziu para vocês o início do conto "Percy Jackson e as Cantoras de Apolo", de Rick Riordan.

Para ler mais sobre como essa história surgiu, clique aqui, e para ler a nossa tradução do conto, que está disponível em inglês aqui, clique em "Continue Lendo".




Percy Jackson e as Cantoras de Apolo

Eu sei o que você vai perguntar.
“Percy Jackson, porque você está pendurado em um outdoor da Times Square, sem calças, prestes a cair para a morte?”
Boa pergunta. Você pode culpar Apolo, deus da música, arco e flecha e poesia – também o deus de fazer com que eu faça missões estúpidas.
Esse desastre em particular começou quando eu trouxe ao meu amigo Grover algumas latas de alumínio para o seu aniversário.
Talvez eu deva mencionar... Eu sou um semideus. Meu pai, Poseidon, é o senhor do mar, o que soa legal, suponho, mas no geral isso significa que minha vida é repleta de ataques de monstros e irritantes deuses gregos que tendem a aparecer de repente no metrô ou no meio de minhas aulas de matemática ou quando eu estou tomando banho. (Longa história. Não pergunte.)
Grover e sua namorada, Juniper, estavam passando o dia no Prospect Park no Brooklyn, fazendo coisas naturais como danças com as ninfas das árvores locais e serenatas para os esquilos. Grover é um sátiro. Essa é a ideia dele de diversão.
Juniper parecia estar se divertindo bastante. Enquanto Grover e eu sentávamos juntos em um banquinho, ela fazia travessuras por Long Meadow  com os outros espíritos da natureza, seus olhos cor de clorofila brilhando à luz do sol. Sendo uma dríade, a fonte de vida de Juníper estava presa a um junípero em Long Island, mas Grover explicou que ela podia fazer pequenas viagens desde que ela mantivesse uma concha de frutinhas de junípero frescas em seu bolso. Eu não quis perguntar o que aconteceria se as frutas fossem acidentalmente esmagadas.
De qualquer maneira, nós andamos por aí por um tempo, conversando e aproveitando o tempo bom. Eu dei a Grover suas latinhas de alumínio, o que pode soar como um presente fracassado, mas é seu lanche favorito.
Ele mastigou feliz as latinhas enquanto as ninfas começavam a discutir quais jogos de festa nós devíamos jogar. Grover tirou uma venda do bolso e sugeriu Coloque o Rabo no Humano, o que me deixou um pouco nervoso já que eu era o único humano.
Então, sem aviso prévio, a luz do sol se intensificou.  O ar ficou inconfortavelmente quente. A vinte metros de distância, a grama se mexeu e uma nuvem de vapor surgiu como se alguém houvesse aberto uma grande máquina de pressão em uma lavanderia. O vapor tornou-se mais claro, e de pé em nossa frente estava o deus Apolo.
Deuses podem ter a aparência que quiserem, mas Apolo sempre parecia preferir o look “acabei-de-me-inscrever-para-uma-boy-band”. Hoje ele estava com jeans agarrados, uma camiseta branca que mostrava seus músculos, e óculos ray-ban dourados. Seu cabelo louro ondulado brilhava. Quando ele sorriu as dríades guincharam e deram risinhos.
“Ah, não...” Groves murmurou. “Isso não pode ser boa coisa.”
“Percy Jackson!” Apolo sorriu para mim. “E, hum, seu amigo bode – ”

“O nome dele é Grover,” eu disse. “E nós meio que estamos de folga, Lorde Apolo. É aniversário de Grover.”

 “Feliz Aniversário!” Apollo falou. “Estou tão feliz que vocês estejam de folga! Isso significa que vocês dois tem tempo para me ajudar com um pequeno problema.”

 Naturalmente, o problema não era pequeno.

 Quando chegamos na orla da floresta, Apolo me encarou. “Permita-me que eu apresente o Khryseiai Keledones!

 Ele estalou os dedos, mais fumaça irrompeu do chão, e três mulheres douradas apareceram na nossa frente. E quando eu falo douradas, eu quero dizer que elas eram literalmente de ouro. Sua pele metálica brilhava;  seus vestidos sem manga eram feitos de suficiente tecido dourado para financiar um resgate.

 Agora, eu já vi estátuas vivas – autônomos – antes; bonitos ou não, eles quase sempre tentavam me matar.

 “Hum...” Eu recuei um passo. “O que você disse que elas eram mesmo? Crissy-Kali-alguma coisa?”
 Khryseiai Keledones,” Apolo disse. “Cantoras douradas. Elas são minha banda de apoio.”
 Eu olhei de relance para Grover, imaginando se isso seria algum tipo de piada. Grover não estava rindo. Sua boca estava aberta em admiração, como se as moças douradas fossem as maiores e mais saborosas latas de alumínio que ele já vira.
 “Elas são lindas!”
 Apolo sorriu. “Bom, fazem alguns séculos desde que eu as adotei. Agora elas aparecem apenas para ocasiões especiais.”
 Grover ficou com lágrimas nos olhos. “Você as trouxe para o meu aniversário?”
“Não, seu bobo; Eu tenho um concerto hoje à noite no Monte Olimpo. Todo mundo vai estar lá! As Nove Musas farão a abertura e eu farei uma performance misturando meus velhos favoritos e algumas coisas novas! Vai ser ótimo. Você sabe, eu estou indo bem com a minha carreira solo, mas as pessoas estão esperando ouvir alguns dos meus clássicos com as meninas! ‘Daphne on my Mind’, ‘Stairway to Olyimpus’, ‘Sweet Home Atlantis’! Vai ser incrível!”
 Eu tentei não parecer enojado. Eu já ouvira as poesias de Apolo antes, e se sua música era tão ruim como aquilo...
 “Ótimo!” Eu disse não tão entusiasmado . “Então qual é o problema?”
 O sorriso de Apolo fraquejou. “Ouça.” Ele acenou para suas cantoras douradas, levantando suas mãos como um maestro, e na hora todas elas cantaram em harmonia, “LAAAA!”
 Foi apenas um acorde, mas encheu-me de alegria. Eu me senti como se estivesse flutuando.
 “Isso foi incrível,” eu disse.
 “Incrivel?”  Apolo enrugou o nariz. “Só há três! A harmonia delas está vazia! Eu não posso me apresentar sem o quarteto inteiro!”
Grover estava chorando de alegria. “Elas são perfeitas!”
Apolo cruzou seus braços. “Elas não são perfeitas, Sr. Sátiro. Eu preciso de todas as quatro ou o concerto vai ficar arruinado. Infelizmente, minha quarta autônoma    fugiu essa manha, não consigo encontra-la em lugar algum.”
Eu olhei para as três autônomas. “Como aconteceu?”
“Elas estão fora de garantia,” o cara explicou. “Hefesto as fez há muito tempo. Elas funcionavam bem, mas depois que os 2000 anos de garantia delas expiraram, naturalmente – wham! A quarta autônoma fica confusa e foge para a cidade grande.” Ele fez um gesto em direção à Manhattan. “É claro, eu tentei reclamar com Hefesto mas ele ficou tipo, ‘Bom, você comprou o Pacote de Proteção Extra?’ e eu tipo, ‘Eu não queria sua estúpida garantia estendida!’ E ele age como se fosse minha culpa que o autônomo quebrou  e fala que se eu tivesse comprado o Pacote Extra eu teria direito à fila de atendimento especial que – ”
“Whoa,” eu disse. “Então se você sabe onde está seu autônomo, por que você não pode simplesmente ir e pegá-la de volta?”
“Eu não tenho tempo, tenho que treinar! Eu tenho que escrever uma lista de músicas, checar o som. Além do mais, é para isso que servem os heróis.”
“Para assumir as tarefas dos deuses.”
“Exatamente!” Apolo estendeu suas mãos, se espreguiçando. “Agora, eu suponho que a autônoma que está faltando esteja rondando pelos teatros procurando por um lugar para auditar. Eu tenho certeza que sem mim por perto, ela provavelmente pensa que é a próxima Hannah Montana.”
“Vocês dois precisam encontra-la antes que ela cause algum problema, e apressem-se; o concerto é hoje à noite, e Manhattan é um lugar grande.”
Grover tentou retroceder, “Então você quer que nós a encontremos, enquanto você checa o som?”
“Considere como um favor. Não só para mim, mas pelos mortais em Manhattan!”
 “Whoa,” Grover disse. “Ah, não.”
“O quê?” eu disse. “Ah, não, o quê?”
“Percy,”ele disse. “Se a autônoma começar a cantar em público, no meio da hora do rush – ”
“Ela causará estragos sem fim,” Apolo disse. “Ela pode contar músicas de amor, ou canções de ninar, ou um canto de guerra patriota, e o que quer que os mortais ouçam...”           
Eu imaginei uma autônoma cantando no meio de Manhattan, fazendo as pessoas dormirem, se apaixonarem, ou ficarem loucas para lutar.
-O.k, ela tem que ser detida,” eu disse. “Mas por quê nós?”
“Eu gosto de vocês!” Apolo falou. “Além disso, você já encarou as Sereias antes, isso não é muito diferente, apenas coloque um pouco de cera nos seus ouvidos! Seu amigo Grover é um sátiro, ele tem resistência à magia da música, e ainda pode tocar a lira!”
“Que lira?” Eu disse.
Apolo estalou os dedeos, e de repente Grover estava segurando o instrumento musical mais estranho que eu já vira. A base era um casco da tartaruga oco, o que fez com que eu me sentisse realmente mal pela tartaruga. Dois braços de madeira polida saíam de um dos lados como os chifres de um touro, com uma barra no topo e sete cordas percorrendo sua extensão: parecia uma combinação de arpa, banjo, e tartaruga morta.
“Wow!” Grover quase derrubou a lira. “Eu não poderia – essa é sua – ”
“É,” Apolo sorriu. “Essa é minha própria lira pessoal. É claro, se você causar algum dano à ela, eu vou incinera-lo. Mas tenho certeza de que você será cuidadoso, você consegue tocar a lira, certo?”
“Uh...” Grover tentou algumas notas que soaram como uma marcha fúnebre.
“Continue praticando!” Apolo disse. “Você vai precisar da mágica da lira para ajudar na captura ao autônomo. Deixe Percy destraindo-a enquanto você toca.”
 “Destraindo-a?” eu disse. Essa missão estava soando cada vez pior. Eu não via como poderíamos capturar uma autônoma de ouro, mas Apolo deu uma palmadinha no meu ombro como se tudo estivesse resolvido.
“Exelente!” ele falou. “Me encontrem no Empire State ao pôr do sol. De um jeito ou de outro, vou convencer Apolo a concerta-la! Só não se atrasem, eu não posso deixar meu público esperando!”
E o deus do sol e suas cantoras douradas de fundo desapareceram na fumaça.
“Feliz aniversário para mim,” Grover falou, e tocou uma nota triste na lira.




Valeu gente, desculpem qualquer erro. Se quiserem copiar o texto, por favor nos avisem, e coloquem a origem (acampamentobruxo.blogspot.com).

Deem uma olhada na nossa página do Facebook, o link está lá em cima :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário